Uso de suplementos e vitaminas

Vivemos em um ritmo de vida que muitas vezes desafia nossas escolhas alimentares. Nesse contexto, os suplementos e vitaminas têm ganhado destaque como aliados na busca por uma boa saúde. No entanto, as indicações para o uso desses produtos, quando não são feitas por médicos, podem ser confusas, repletas de promessas equivocadas e informações contraditórias. Por isso, convidamos o Dr. José Caliani, nutrólogo da rede Santa Helena, para nos oferecer uma visão clara e informativa sobre o papel dos suplementos e vitaminas na promoção da saúde e do bem-estar. Confira!
Quais são os principais benefícios e riscos associados ao uso de suplementos e vitaminas (vendidos em farmácias e lojas de produtos do ramo)?
O uso de suplementos e vitaminas pode beneficiar pessoas que adentram a terceira idade, porque há um déficit fisiológico da capacidade absortiva do trato digestório, causado pelo processo de envelhecimento. Um dos aspectos mais estudados é a maior incidência de fraturas patológicas em pacientes não suplementados. Para demais faixas etárias, a reposição desses componentes deve ser pontual, em função de exame clínico e testes laboratoriais. No tocante aos riscos, destacam-se alterações da função renal e hepática, assim como casos de hipervitaminose que podem resultar em graves consequências.
Como um profissional da saúde identifica se um suplemento ou vitamina específicos são necessários?
Através de minuciosa avaliação clínico/nutricional e exames laboratoriais específicos.
Quais são os sinais de que alguém está tomando suplementos e vitaminas de forma exagerada?
Acontecem alterações da função renal, hepática, desregulação hormonal, mudança brusca do ciclo circadiano com impacto na qualidade do sono, hiperatividade e aparecimento de acne, por exemplo.
Como ter certeza de que estou comprando produtos de marcas seguras e eficazes?
Vitaminas e suplementos não são regulados nem monitorados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) porque são considerados complementos alimentares. Assim sendo, a melhor escolha de produtos dessa natureza está nas marcas tradicionais de grandes empresas com idoneidade comprovada.
Como podemos maximizar a absorção de vitaminas e minerais usando alimentos ao invés de depender exclusivamente de suplementos e vitaminas de prateleira?
O melhor é a adoção de uma dieta saudável, exercícios físicos regulares e manter um bom hábito intestinal, ingestão de água diária com 30ml/kg/dia, diminuição de alimentos ultraprocessados e boa qualidade do sono.