Teste do Pezinho

Entrevista Por: Marcella Duarte - 08/2024

O Dia Nacional do Teste do Pezinho, instituído pela Lei n.º 11.605/2007, procura conscientizar a população e os profissionais de saúde sobre a importância do exame no diagnóstico de doenças congênitas potencialmente graves. Essas doenças, muitas vezes, não provocam sintomas imediatos, mas podem causar complicações irreversíveis. Desse modo, o diagnóstico precoce possibilita que os recém-nascidos recebam tratamento e acompanhamento especializados, interferindo positivamente em seu crescimento, desenvolvimento e qualidade de vida.  

O Dr. Alexandre Manzoni, médico pediatra especialista em pediatria clínica do ambulatório de alta complexidade da Rede Amil na região do ABC Paulista, ressalta a importância do Teste do Pezinho.

Qual a importância do Teste do Pezinho e quando ele deve ser realizado?

O Teste do pezinho é de extrema importância para detectar precocemente doenças hereditárias que podem trazer consequências graves e até irreversíveis para os recém-nascidos. O teste deve ser realizado entre o terceiro e quinto dia de vida, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde.

Quais as principais doenças identificadas pelo Teste do Pezinho?

O Teste do Pezinho básico é capaz de detectar doenças consideradas graves, como a fenilcetonúria, um distúrbio genético marcado pela incapacidade do organismo de processar a substância fenilalanina que, em excesso, pode causar danos neurológicos graves. Além disso, o exame também pode diagnosticar casos de hipotireoidismo congênito, hipoplasia adrenal congênita, insuficiência de biotinidase, anemias hereditárias (como a anemia falciforme) e fibrose cística.

Como os profissionais de saúde devem orientar/encaminhar os pais caso o exame tenha alguma alteração?

Quando o teste detecta alguma alteração, o próprio laboratório convoca a realização de uma nova coleta. Caso o diagnóstico patológico seja confirmado, o recém-nascido é encaminhado para o pediatra que, após avaliação detalhada, deve orientar os pais sobre os cuidados e tratamentos indicados, assim como fazer encaminhamento para os especialistas, caso necessário.